
Brest bate forte em casa
O Stade Brestois 29 deixou a sua marca na tarde deste domingo ao vencer por 4-1 o FC Nantes, na 15.ª jornada da Ligue 1. Esta vitória consolida os bretões no 11.º lugar da classificação (19 pontos), enquanto os residentes do Nantes caíram para o 14.º lugar (14 pontos). Se o placar pode parecer grave, reflete a eficiência do Brest e as dificuldades defensivas do Nantes.
Um primeiro tempo bem negociado pelo Brest
Os Ty-Zefs rapidamente resolveram o problema com as próprias mãos. A partir dos 24 minutos, um cruzamento de Massadio Haïdara foi mal respondido por Jean-Kévin Duverne e beneficiou Kamory Doumbia. O seu remate, desviado por Nicolas Pallois, enganou Patrik Carlgren (1-0). Três minutos depois, uma cobrança de falta bem executada de Romain Del Castillo acertou a cabeça de Brendan Chardonnet, que aumentou a vantagem (2-0, 27′). O FC Nantes parece então à beira do abismo.
O despertar de Nantes realizado por Douglas Augusto
De volta do vestiário, o FC Nantes reagiu rapidamente. Aos 48 minutos, em escanteio cobrado por Moisés Simon, Douglas Augusto mostrou sua técnica. Controle de peito e voleio de pé direito que afasta o canto esquerdo de Grégoire Coudert (2-1). Esta obra-prima reaviva a esperança nas Canárias e mostra todo o potencial do meio ambiente brasileiro.
Um final fatal para o Nantes
Apesar de algumas situações interessantes, o FC Nantes não consegue igualar. Brest aproveitou para matar a partida no final da partida. Abdallah Sima, que substituiu Mama Baldé, marcou uma dobradinha decisiva. Após cruzamento de Mathias Pereira Lage, finalizou ao poste mais distante, aos 88 minutos (3-1). Depois, lançado em profundidade por Romain Faivre, venceu o duelo com Carlgren e piorou o placar aos 90 + 3 (4-1).
Douglas Augusto, a luz nas sombras de Nantes
Apesar da derrota da sua equipa, Douglas Augusto foi um dos poucos a sobreviver na equipa do Nantes. Autor de um gol esplêndido, o brasileiro atuou em todas as frentes. Em 90 minutos, ele tocou 79 bolas, fez 47 passes precisos em 55 tentativas (85%) e acertou um passe importante. A sua visão de jogo permitiu-lhe criar situações de perigo, nomeadamente graças a 5 passes longos, 2 dos quais bem sucedidos.
Defensivamente, ele era igualmente valioso. Com 3 desarmes bem-sucedidos, 1 interceptação e 1 liberação, foi um elo essencial no sistema de sua equipe. Ele também venceu 6 de seus 10 duelos terrestres e 1 duelo aéreo.
Que futuro para Nantes e Douglas Augusto?
Esta pesada derrota marca um revés para o FC Nantes, que permaneceu com dois bons resultados. As Canárias caem para o 14.º lugar da Ligue 1 e terão de reagir rapidamente para não caírem na luta pela manutenção.
Para Douglas Augusto, esta partida prova mais uma vez que ele é um dos pilares do ambiente do Nantes. Com atuações desse nível, o brasileiro poderá muito bem atrair a atenção de clubes mais nobres. Entretanto, continua a ser um trunfo valioso para Antoine Kombouaré na missão de manutenção.